Edição Nº 01 · Outubro 2026
KernMAGAZINE

Educação · Ciência

Educação integrada, a ciência, o bilinguismo e o storytelling

Contra o ensino em caixinhas: como histórias, ciência aplicada e um projeto de Estado podem romper o engano do falso aprendizado.

Por Marcelo Correia · Edição Nº 01 · 4 min de leitura

Educação fracassada — arte de vanguarda, estilo cubista
Educação fracassada — arte de vanguarda, estilo cubista

O sistema educacional brasileiro ainda é muito atrasado, e mudanças precisam ocorrer no ensino básico, fundamental e médio — tanto no escopo particular quanto, principalmente, no público.

O ensino fragmentado, que divide tudo em caixinhas e classifica desempenhos por notas em questões puramente teóricas e fora de contexto, não passa, sem exagero, de informação descartável. A educação moderna precisa ser voltada para o entendimento global, inter e transdisciplinar, para que os alunos saibam a influência daquilo na sua vida prática, e não apenas porque aquilo constava no currículo escolar.

Aqui vou focar na educação de ensino fundamental e médio, deixando o ensino superior para uma próxima oportunidade, pois é um assunto que merece atenção exclusiva. Nosso sistema educacional baseado em notas como medida de conhecimento gera uma grave consequência: o engano do falso aprendizado.

“Nosso sistema baseado em notas como medida de conhecimento gera o engano do falso aprendizado.”

Primeiro, vou definir o que considero como educação integrada, elemento que venho aplicando no projeto educacional e nas minhas aulas como professor, seja onde for. Educação integrada é juntar os conhecimentos de matérias diversas e assim criar um ecossistema que mostre, de forma realista, como aquele conhecimento interage com as outras disciplinas no mundo real. E há dois modos de fazer isso: o teórico e o prático.

No teórico, eu uso o método de contar histórias, o storytelling. Ou seja: crio personagens, mundos e situações em um universo fictício que simulam situações reais. Um exemplo: posso estar ministrando uma aula de inglês para uma adolescente de 14 anos e, a partir disso, propor um diálogo entre duas amigas de diferentes origens — uma vem do Líbano e a outra vem da Alemanha. Nessa conversa, elas podem estar comentando sobre aspectos culturais de seus países, sobre um fato histórico, sobre a localização geográfica. Enfim, várias possibilidades. Um texto de uma aula de inglês pode ensinar vocabulário em uma língua estrangeira, mas também pode ensinar geografia, história, cultura, arte e até ciência.

Em outro exemplo, posso colocar uma dupla em um laboratório conversando sobre normas de segurança, o nome de cada item ou sobre um experimento químico. Da mesma forma, posso ensinar história através de diálogos entre personagens, em vez de longos textos monótonos sobre a Revolução Industrial.

Temos aí um grande aliado: a inteligência artificial. Usar a IA, desde que com atenção e critério, para criar materiais educativos de apoio é de grande valia — desde que seja voltada aos recursos visuais e ilustrativos, e não à produção autônoma de conteúdo, a não ser que o material seja cuidadosamente revisado. Sempre mantendo em mente que a IA é uma ferramenta, não um ator educacional.

“A IA é uma ferramenta, não um ator educacional.”

Livros interativos, minijogos e outras formas de conectar conhecimentos para que os alunos compreendam a teoria são passos importantes para que o estágio seguinte seja dado: a prática.

Unir a matemática à educação financeira e à economia básica é, para mim, um pilar. Em vez de fazer contas por fazer, vamos aplicar isso a um cenário real: simulação de empréstimo em um banco, taxa de juros, rendimentos. Isso forma pessoas conscientes sobre o que é dinheiro, finanças e economia de maneira geral.

Ensinar química não é apenas levar o aluno ao laboratório para misturar líquidos e fazer reações coloridas; é mostrar como e por que determinados elementos são usados na indústria, é mostrar como química, física e biologia funcionam no nosso próprio corpo. É mostrar por que o detergente limpa, quais são as enzimas por trás da degradação de gordura e de proteínas como as do leite e do tomate, e por que a aplicação da força mecânica do esfregar junto de um bom tensoativo faz aquela sujeira sair mais rápido. Isso é física e química de forma prática, viva e simples.

A educação funcional não é um bicho de sete cabeças. O sistema onde a educação está inserida, esse sim é. A questão maior é como aplicar mudanças tão estruturais quando isso não depende única e exclusivamente da União, mas também de governadores e prefeitos, que precisam gerir e repassar as verbas com responsabilidade. Como pensar em educação integrada quando algumas escolas no Brasil mal têm comida, carteiras decentes ou o mínimo de segurança?

A reforma educacional passa, primeiro, por uma reforma de Estado, não apenas por ajustes setoriais. Ampliar o poder de coordenação do Estado central sobre os municípios seria uma opção? Os riscos federativos também são altos.

“A reforma educacional passa, primeiro, por uma reforma de Estado.”

A reforma na educação não funcionará, em hipótese alguma, se continuar sendo tratada como mero produto de campanha eleitoral de quatro em quatro anos. Ela precisa ser encarada como um projeto de Estado, de longo prazo. As políticas públicas precisam ir além do partidarismo e ser pensadas como um bem coletivo fundamental. Mas será que tanto a esquerda quanto a direita tradicional (não conto o bolsonarismo como espectro político sério) estão em nível de maturidade cívica para isso?

Venho observando que há, sim, novas e interessantes mentes surgindo no cenário público atual, e quero de certa forma colaborar com ideias para com elas. Afinal, mesmo em meio ao caos, precisamos ter convicções firmes. E eu creio na educação e na ciência como os únicos pontos de partida reais para uma transformação verdadeira no Brasil.

◆

Continue lendo

Lithuania's biotechnology scene: The new life sciences hub? →